Várias pessoas já me perguntaram
sobre a complexidade de se afinar uma bateria... Bom, eu não acho tão complicado,
pra mim, muito do som que eu tiro da bateria tem a ver com a minha pegada
(geralmente todo baterista desenvolve isso com o tempo), estamos falando de um
instrumento acústico... Mas vamos lá.
Vamos falar pela “via de regra” ...
Conceito
De um modo geral, um tambor é um casco coberto, em suas
extremidades, por uma membrana vibratória; quando a membrana é percutida,
obtemos o som. As características desse som dependem de vários fatores: o
material no qual é confeccionado o casco, o tipo de pele (membrana), a força do
impacto da baqueta na pele, a área do impacto, a tensão da pele (o quanto ale
está esticada), e a acústica do local.
Baseando-se nesses fatores, podemos obter uma variedade de sons de um tambor. Um fator importante que atua
nessa variedade de sons é a afinação. Tanto a composição quanto as medidas de
altura, diâmetro e espessura do casco também influenciam no timbre, volume e
sustentação do som; mas a pele contribui em grande parte nas características do
som final obtido.
Básico
A pele é fixada na borda do casco por um aro; o aro é fixado pelas
castanhas. Apertando os parafusos o aro pressiona a pele contra a borda do
casco. Quanto mais apertada a pele, mais alto será o som do tambor, quando
percutido.
Caso nunca tenha afinado sua bateria antes, a melhor coisa a fazer
é, trocar as peles velhas, com peles novas o resultado será melhor. Se você não
sabe o tamanho das peles, meça o diâmetro do tambor (geralmente em polegadas).
Cheque a borda do tambor. Está limpa? Defeitos na borda podem
influenciar no som.
Na troca por peles novas, alguns bateristas recomendam você colocá-las no tambor, apertar bem os parafusos e deixar assim por algumas horas; com a pele bem esticada, depois que fizer isso, retire a pele do tambor e comece o processo de afinação.
Na troca por peles novas, alguns bateristas recomendam você colocá-las no tambor, apertar bem os parafusos e deixar assim por algumas horas; com a pele bem esticada, depois que fizer isso, retire a pele do tambor e comece o processo de afinação.
Coloque a pele no tambor, o aro e os parafusos apertando-os com os
dedos até onde conseguir (procure manter sempre a mesma tensão para todos os
parafusos). A pele ainda estará frouxa. Agora você pode usar a chave de
afinação. Aperte os parafusos sempre em cruz. Os diagramas abaixo mostram a
ordem de aperto dos parafusos para tambores de 4, 6, 8 e 10 afinações:
Comece pela pele de baixo (resposta). A primeira coisa a fazer é
procurar igualar a tensão em todos os pontos da pele. Conforme você vai
apertando os parafusos, vá controlando o som, percutindo na borda da pele,
próximo a cada parafuso, e tente obter o mesmo som de cada ponto. Faça o mesmo com
a pele de cima (batedeira).
A altura (afinação) da pele depende das características do casco,
da tensão da pele de resposta e de sua relação com a afinação dos outros
tambores.
As Características do Casco
Cada casco tem sua vibração e frequência. Você pode determinar
essa frequência pegando o casco sem as peles, segurando-o levemente, e
golpeando-o levemente com uma baqueta de feltro ou borracha.
Quando a pele está sendo afinada, comece por uma afinação baixa
(pele solta) e gradativamente vá aumentando a tensão. Você vai perceber que em
alguns níveis de tensão a pele vibra bastante, enquanto que em outros ela
parece “morta”. O que acontece é que a frequência de ressonância do seu casco
(a frequência na qual o casco vibra) também contribuirá para a vibração da
pele, ou poderá cancelar essa vibração. O objetivo é encontrar aquele ponto
onde a pele e o casco “trabalharão” juntos.
Tensão da Pele de Resposta
Você tem 3 opções para a afinação da pele de resposta:
Ø mesma
tensão do que a pele de cima
Ø maior
tensão do que a pele de cima
Ø menor
tensão do que a pele de cima
Cada uma dessas opções produz diferentes resultados.
Mesma tensão para as duas peles
Isto produz um som com bastante “sustain” – (boom). O ataque pode
ser preciso, depende da tensão da pele de cima (batedeira), e sua ressonância
será longa. Sem uma variação de tensão entre as duas peles o som ficará
“morto”.
Pele de baixo com menor tensão que
a de cima
O “decay” e “sustain” são diminuídos. Pouca definição de timbre.
Pele de baixo com maior tensão que
a de cima
Aqui sim as coisas se tornam interessantes. Permite um melhor
controle da ressonância e do timbre.
Quando você toca na pele de cima de um tambor, o ar contido neste
tambor é imediatamente comprimido. Isso provoca a ressonância da pele de baixo.
A pele de cima, por uma fração de segundo, é levemente abafada pelo contato da
baqueta. Consequentemente a pele de baixo produz o som completo antes que a
pele de cima. Então se a pele de baixo estiver mais tensionada que a de cima,
você vai certamente ouvir o som dela ressonar primeiro, seguida pela pele de
cima, dando o efeito de “pitch bend” – ( bwow).
Afinação Relativa com Outros
Tambores
Há pessoas que dizem que afinam suas baterias em intervalos de
terças ou quintas. Mas mesmo que cada tambor esteja afinado o timbre obtido pode
não ser agradável. Em outras palavras, o tambor pode estar exatamente afinado
numa nota e seu som (timbra), uma droga! O importante é procurar manter um
equilíbrio; um intervalo que soe agradável entre um tambor e outro. Não há
regras específicas quanto a isto, aja visto que cada estilo de música possui
seus timbres particulares. Provavelmente você nunca irá ver um baterista de
Reggae afinar seu instrumento como o Alex Van Halen afina o dele, por exemplo. Você
deve afinar e re-afinar sua bateria, especialmente se você toca vários gêneros
de música. A experiência é o melhor caminho.
Bumbo
O bumbo é a “batida do coração” da bateria. O bumbo sempre terá
duas peles – bem, porque ele tem duas peles se vamos percutir em uma só? E qual
a função daquela abertura (furo) na pele da frente?
Todas as respostas mentem no complexo mundo da AFINAÇÃO. Muitos
bateristas realmente não sabem como fazer o bumbo soar bem, eles apenas colocam
um cobertor ou travesseiro no seu interior. A razão pela qual o bumbo é feito
de madeira, e o porquê das duas peles é esta palavra, que sempre está presente
quando se fala de afinação de bateria: RESSONÂNCIA.
Ressonância é a vibração do tambor quando depois que você percute nele com a baqueta, ou, no caso do bumbo, quando percutido com o “pirulito” (batedor do pedal). É o mesmo que pôr a cabeça dentro de um tambor de vazio e gritar “Alô”. A verdade é que você tem que usar algo para abafar o bumbo. O quanto você vai abafar depende das dimensões do bumbo e do som desejado. Alguns bateristas usam um cobertor encostado na pele de trás e da frente, outros usam travesseiros. Existem também os “Muffles” de vários modelos e marcas, que são abafadores desenvolvidos pelas empresas que fabricam as peles. Porém, hoje existem ótimas peles que dispensam estes “improvisos” (Eu mesmo, uso uma pele que me dá um ótimo kick de bumbo), esse recursos acima, às vezes te dão um som aveludado, porém, sem volume...
Ressonância é a vibração do tambor quando depois que você percute nele com a baqueta, ou, no caso do bumbo, quando percutido com o “pirulito” (batedor do pedal). É o mesmo que pôr a cabeça dentro de um tambor de vazio e gritar “Alô”. A verdade é que você tem que usar algo para abafar o bumbo. O quanto você vai abafar depende das dimensões do bumbo e do som desejado. Alguns bateristas usam um cobertor encostado na pele de trás e da frente, outros usam travesseiros. Existem também os “Muffles” de vários modelos e marcas, que são abafadores desenvolvidos pelas empresas que fabricam as peles. Porém, hoje existem ótimas peles que dispensam estes “improvisos” (Eu mesmo, uso uma pele que me dá um ótimo kick de bumbo), esse recursos acima, às vezes te dão um som aveludado, porém, sem volume...
Bem, o processo inicial de afinação é o mesmo de qualquer outro
tambor. Coloque a pele, o aro e aperte os parafusos com os dedos até fixar bem.
Depois aperte cada parafuso em cruz, como já mostramos anteriormente,
procurando igualar a tensão em todos os pontos da pele. Como nos outros
tambores, você deve experimentar vários tipos de abafadores e tensão nas peles.
Novamente, o timbre vai depender muito do tipo de música a ser tocada e do
gosto pessoal do músico. Tome cuidado com o assunto – ressonância. Se seu bumbo
tem uma “sobra” de som, seu groove pode soar indefinido, principalmente ao
aplicar muitas notas no bumbo.
Numa outra oportunidade, falamos da Caixa – Afinação das
Peles Batedeira e Resposta, Esteira e, bem mais pra frente, sobre pratos e hardwares...
l.f.