sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O SOM DE UMA REVOLUÇÃO OU O PÚLPITO PARA OS DIREITOS CIVIS?

Negros e brancos estavam estudando em escolas diferentes e claro, a escola dos negros era horrível. Nos transportes públicos, os negros tinham que sentar-se em outro lado, não se misturavam. Os negros não podiam votar. Se um negro sofria um acidente, não importava. Se um branco matava um negro, ninguém era punido. Um negro era uma coisa. No fundo continuava sendo um escravo. Ou pior, porque o amo fazia grandes despesas. Agora o "chefe" pagava salarios menores, um negro livre trabalhava mais que quando existia a escravidão. Um preto livre produzia mais, era mais eficiente e menos dispendioso. Bem-vindo à mentira da liberdade. Onde foi isso? Nos Estados Unidos. Quando? Ainda era a década de 1950. Mas a indignação é um copo de vidro que está sempre cheio, e quando explode é porque já está no topo. O movimento dos Direitos Civis dos Africano-Americanos começou exatamente com algumas gotas que derramaram o copo. O assassinato de Emmett Till em 1955 foi uma dessas gotas. Foram umas pessoas brancas, supostamente porque o jovem Emmett fez um elogio para uma garota branca. Os brancos o espancaram até que ele morreu. A mãe de Emmett se recusou a fechar o caixão durante o funeral, queria que vissem a surra que haviam dado no seu filho. Milhares de pessoas fizeram peregrinações a este santuário, para ver aqueles hematomas de racismo. A indignação foi ainda maior quando os culpados foram liberados nos próximos dias.

Quando Rosa Parks se recusou a abandonar o seu assento no ônibus e dar para um branco, foi presa por perturbar a ordem pública, um ministro batista pelo então desconhecido chamado Martin Luther King, teve a tarefa de dirigir o boicote aos ônibus de Montgomery, no estado da Alabama. Note-se que Rosa Parks estava trabalhando como secretária do movimento dos direitos civis desde 1950, e permaneceu nessa luta até o fim dos seus dias. Claro, este é apenas o começo. O movimento dos direitos civis é extremamente complexo, e cheio de momentos e personalidades. É claro, temos Martin Luther King, Malcolm X e Rosa Parks, entre outros. O movimento dos direitos civis, deve ser notado, foi em grande parte pacifista (por vezes, Malcolm X é excluído destas listas, porque em muitas ocasiões, foi acusado de promover a violência), fizeram ações de protesto de base legal e de rua. Lembre-se, por exemplo, as mobilizações em Mississippi, em 1962, ou a Marcha sobre Washington, em 1963. Todo esse movimento tinha uma inclinação pacifista muito forte, acredito que talvez grandemente influenciada pela religião. E quando digo religião, quero dizer que dos púlpitos dos pastores, a presença de figuras como Martin Luther King, e o sentimento da religião (relacionado com a paz e a compreensão entre os homens) estava lá no início como uma raiz. Além disso, dos templos, saiam cânticos, cantavam os refrões maravilhosos dos coros negros que, em seguida, evoluiram para ser canções de protesta. Ali está localizado Sountrack for a Revolution (2009), de Bill Guttentag e Dan Sturman. Produção executiva de Danny Glover, este documentário conta a história dos direitos civis na América, mas vista através da música, o poder da música para a liberdade, as chamadas freedom songs, cantadas no calor das protestas, nas marchas, nas prisões, as portas dos tribunais. Este é um trabalho que investiga outros lugares, pouco explorados e portanto, ajuda ainda mais a entender este momento crucial na história americana e do mundo. John Legend, The Roots, Joss Stone, Wyclef Jean, Harry Belafonte e outros estão lá, cantando ou falando sobre como eles viviam, o que viram a partir de sua perspectiva, a partir de sua música, o lugar onde é dito com alegria o que doi, que exibe as verdades mais duras, que desgarram o peito e chutam os males do mundo.

A história de ser mais humano, a vitalidade da música, o seu poder, isso é tudo que existe neste documentário maravilhoso.

Sountrack for a Revolution... Se você gosta da musica evangélica negra americana, tem a obrigação de ver e ouvir este trabalho... Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário