segunda-feira, 8 de julho de 2013

E SE ELE NÃO FOSSE NEGRO?

Roy Hamilton - no detalhe, com Elvis nos anos 60
Podem me chamar de chato, retro, vintage... Enfim, eu gosto das músicas mais antigas e das menos comerciais pelo simples fato de que, hoje em dia tá difícil ouvir rádios pops... Enfim, nas minhas garimpagens de músicas eu pesquiso trilhas sonoras, inclusive de jogos, é isso aí!!! Vocês sabiam que em alguns jogos tem trilhas interessantes, existem bandas que são populares por conta de alguns jogos!!! Mas vamos lá alguém ae conhece ou já jogou Mafia II?
Quem me conhece sabe que, como muita gente, gosto de Elvis Presley, ouvindo a trilha sonora de Mafia II, jogo este que se passa nos anos 1950, admiti de primeiro instante que se tratasse de mais alguma vibrante música de Elvis Presley - mesmo calculando aí o fato de que a história (você encontra, facilmente, exemplares melhores de games de degradação social por aí, se está afim de uma boa história), segundo lembro, se passa pouco antes do Rei estourar.

E, ao menos para mim, qualquer coisa que lembre Elvis Presley é no mínimo, bom. Ouvi diversas vezes as estações de rádio de Empire Bay, a cidade fictícia do jogo, atrás de Roy e sua "You Can Have Her". Boa parte do tempo estava convencido de que se tratava de Elvis Presley.

Acontece que, não, nada disso, não era Elvis. Os primeiros versos lembram muito a voz de veludo do Rei. Na verdade, trata-se de Roy Hamilton, um cantor negro de rythm n' blues daqueles doidos tempos, na iminência dos anos 1960, e fica fácil entender a razão do seu tímido sucesso, ao menos quando comparado com tanta gente que cantou mais ou menos o mesmo tipo de som com mais ou menos o mesmo tipo de talento na mesma época.

Roy era negro e, mesmo tendo o timbre do Rei do Rock dos anos 1960, nunca fez o mesmo sucesso. O mundo não estava pronto para Roy Hamilton, mas estava para Elvis que, branco, cantava como um negro e tinha repertório firmemente solidificado no convívio com os corais gospel da igreja, com o blues entristecido e com o country, mais alvo, é verdade, mas nem por isso menos autêntico, resumindo, puro racismo. Quando Elvis estourou, eles estiveram juntos em algumas ocasiões.

Roy fora boxeador durante boa parte da vida e foi morrer no fim dos anos 1960, jovem ainda, vítima de um ataque cardíaco. Deixou filhos, e foi se imortalizar, ao menos nas minhas contas, na trilha sonora do bem mediano Mafia II.
E daí?? Bom, esse tipo de informação é pra quem gosta de boa música e da história, principalmente no âmbito social e cultural.
Pra quem quiser ouvir e entender do que eu estou falando, veja e ouça abaixo:
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário