terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Como se definem os estilos musicais hoje?

Rss... Difícil dizer...
Por ser invisível e impalpável, a música é certamente a mais maleável de todas as formas de expressão. Essas qualidades tornam extremamente difícil e ingrata a tarefa de descrevê-la, classificá-la ou rotulá-la. Porém, é possível dizer que sua base é o ritmo, ou pulsação (que deve ter sido a primeira manifestação musical humana). Antes de existirem os tambores, provavelmente o homem já dançava, marcando o ritmo com palmas ou com os pés. Segundo alguns antropólogos, as primeiras músicas compostas pelo homem tinham por finalidade acompanhar danças ligadas à cerimônias religiosas. Com isso, podemos entender que a grande variedade de ritmos foram responsáveis na definição de gêneros e estilos. A melodia é o segundo elemento básico de uma composição musical (seqüência de notas), que provavelmente surgiu com o canto, isso, muito antes de existirem os primeiros instrumentos como: flautas feitas de osso, provenientes do final da Idade da Pedra, entre 10 mil e 20 mil anos atrás.
Depois de muito tempo desenvolveu-se a harmonia, que é a arte e a ciência de combinar as notas musicais em um todo de forma coerente, não só em melodias, como em acordes (blocos de notas tocadas simultaneamente), ou seja, o desenho/formato da música. Essa evolução de séculos se deu principalmente a partir da Idade Média, quando a harmonia passou a adquirir maior relevância. A relação entre ritmo, melodia e harmonia seria, assim, o primeiro passo na definição de um estilo musical - mas, muitas vezes, isso ainda não basta. Há vários estilos cuja identidade está ligada também a outros fatores como os tipos de instrumentos utilizados à origem étnica/cultural  - por exemplo quando falamos dos ritmos latinos e africanos, ao teor emocional das letras dos lamentos do blues ou do fado português e até ao modo de interpretação, como a improvisação, característica essencial do jazz). Para complicar mais as definições dos estilos musicais, hoje em dia tem todo tipo de fusão de estilos. Quem nunca viu ou ouviu grandes guitarristas de rock interpretando Bach, Mozart entre outros, num arranjo nada tradicional, ou até mesmo no jazz?!!
Música, nos dias de hoje, é uma arte que pode tudo, ou seja, não existe mais uma fronteira definida entre gêneros como o clássico e o popular, que até um tempo atrás, sempre foram bem distintos. O estilos musicais estão cada vez mais indefinidos e essa flexibilidade é uma tendência da própria música enquanto forma de arte.
Mas vejam, estou falando de estilo musical, não me refiro a esta enxurrada de ritmos sazonais, modismo, feitos só para serem comercializados e que, graças a Deus, logo passam.
Bom por enquanto é isso gente, até o próximo post.

2 comentários:

  1. Caro Gessé, meu Amigo,

    A paz do Senhor!

    Parabéns pela iniciativa de criar seu blog que veio para abrilhantar a sofrível blogosfera recheada com assuntos tão irrelevantes e, embora mascarada de piedade, escondendo egoísticos desejos e interesses outros. Conhecendo você como conheço, sei que seu coração jamais agasalhará sentimentos tais como esses citados acima.

    Deus abençoe sua vida e seus projetos voltados para o Seu Reino.

    Forte Abraço.
    No Amor de Cristo!

    Guedes

    ResponderExcluir
  2. Valeu Guedes (maifren)... Estas palavras são muito importantes pra mim, principalmente vindas de você, uma pessoa muito exclarecida de extremo bom gosto e com um incrivel discernimento.
    Isso aumenta a minha responsabilidade com o conteúdo a ser postado.
    Mais uma vez obrigado amigo, um abraço... Graça e Paz

    ResponderExcluir