segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

NADA SE CRIA, TUDO SE TRANFORMA... OU SE COPIA?!

Tenho observado os adolescentes em seus comportamentos: estilo de música, trajes, cabelos, enfim, tudo o que é pertinente a está fase da vida deles.
E, fazendo isso, não tive como deixar de fazer algumas comparações com a minha época de adolescência (quero deixar claro que não faz muito tempo... rsss).
Algumas coisas realmente são novidades, por exemplo, a interação virtual que se deu com o crescimento da informática, a informação com maior acesso, games, telefonia...
Bom, sou do tempo do Atari, televisões com programas infantis, existiam também bandas e cantores infantis... Afff, deixa pra lá, não é bem disso que quero falar, acho que to ficando saudosista, embora eu tenha gostado muito da minha fase infanto-juvenil, tenho certeza que parte do que sou, deve-se a vivencia deste período.
Agora, voltemos ao foco... Tirando as tecnologias e descobertas científicas dos últimos anos na transição de século, na moda e na música, o que temos de novidades?!!
Eu disse que tenho observado a garotada, várias tribos e, notei que, o que um dia foi estilo de vida, hoje não passa de moda sazonal!!
Na música, bom, poucas coisas apareceram que nos permitem dizer “óhhh... que diferente!”, na moda... pasmem!!! Nada de novo, aliás, a expressão “Retro”, nunca foi tão usada como tem sido hoje... Ah tem mais uma “Repaginação”... Nem a nova MPB tem sido tão interessante, salvo algumas cantoras e cantores, (algumas cantoras fica difícil dizer quem é quem), nossa, até na MPB Clássica!!!
Mas, quer saber? Eu acho interessante isso, aliás, é hilário, ou seria triste?! Vi outro dia uns garotos cantando na TV, não me lembro o nome da banda, pois todas elas se parecem, ou seja, os mesmos riffs de guitarras, as letras semelhantes, enfim, são como grupos de pagode, axé e um tal de sertanejo universitário, ouviu um, ouviu todos (e olha que eu até gosto de música do campo, mas a de raiz). Bom, essa banda parecia uma atração circense de tão colorida (rsss), notei que ela influencia muitos garotos que colorem os cabelos e tudo o que tem direito, que acham que estão inovando ou lançando uma nova moda (tadinhos), acho que nunca ouviram falar em David Bowie, Cyndi Lauper, Boy George... e por aí vai...
Enfim, pouquíssimas coisas interessantes surgiram... MEU DEUS TUDO É RETRO!!!
Bom, tudo isso que falei foi baseado na moda e música secular, no entanto, a música gospel no Brasil, em relação à minha época melhorou muito, acho que um pouco se deve ao comportamento das igrejas, de seus líderes (alguns) terem revistos seus conceitos com relação aos usos e costumes, caprichos e em alguns casos até hipocrisia denominada doutrina, mas num é disso que quero falar...
O que quero dizer é que a música evangélica tornou-se mais popular, isso fez com que as técnicas e, portanto, os músicos que a fazem, procurassem estudar mais, buscarem maiores conhecimentos... Porém, nada é perfeito (infelizmente), as pessoas pecam por excesso, alguns grupos até começaram bem, porém, ao conseguirem algo, repetem tanto isso que acabam enjoando quem ouve, há casos que a música parece um “mantra”!!! Sério!!! E aí você começa a achar que este grupo que estava indo tão bem, é limitado, está patinando, não consegue ir além (tecnicamente falando).
Vendo tudo isso, eu me lembro da Lei da Conservação das Massas... Se eu to ficando louco?!!
Claro que não!! Lebram do que ela diz? Resumidamente:Não se pode criar algo do nada nem transformar algo em nada (Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma). Logo, tudo que existe provém de matéria preexistente, só que em outra forma, assim como tudo o que se consome apenas perde a forma original, passando a adotar uma outra.”
Mas gente, sinceramente, o que eu tenho visto ultimamente, não tem nada de transformação... Trata-se de cópias mesmo!!!

Valew galera, até o próximo post...


Nenhum comentário:

Postar um comentário